A Nobre casa de Guedes

Este blog não poupará as mentiras de Nobre Guedes e os crimes da rede que anos a fio mercadejou ruínas, terrenos e almas, de forma absolutamente impune. A legalidade exemplar de Guedes é um exemplo vergonhoso de violação das leis, do decoro e da inteligência. A cultura de poder deste turiferário da extrema-direita fede e a prosápia nauseia. Leia este blog com lenço à mão...

23.11.04

Silva Costa Sai da Presidência do Instituto de Conservação da Natureza

Notícia dada em prmiera mão pelo Público, ao abrigo da famosa política de exclusivos ( da Central de Comunicação de Nobre Guedes):
"Silva Costa Sai da Presidência do Instituto de Conservação da Natureza"
...para assumir a presidência das Águas de Santo André. O seu nome foi proposto pelas Águas de Portugal em coordenação com o Ministério do Ambiente.

Explica-se,depois, que "a saída insere-se na estratégia de remodelação deste organismo, que está a atravessar a maior crise desde que foi criado. Ainda não se conhecem os nomes da nova equipa dirigente mas o secretário de Estado do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, garante que estará formada até ao final desta semana".
O cacharolete de informações é assinalável:
-A discussão sobre o futuro deste instituto, concretamente sobre a forma como será reestruturado, está a decorrer.
-O governante pretende concluir uma proposta até ao final do ano, que será alvo de debate público.
-A remodelação terá de responder à estrangulação financeira com que o ICN se debate, assim como às críticas de má utilização dos recursos.

Dois pedacinhos de de background:
1) "Já há anos que este organismo enfrenta problemas de liquidez. Sendo um instituto autónomo, deveria gerar receitas, o que não tem acontecido, já que as que consegue criar representam uma ínfima parte das suas despesas. Entre os vários problemas conta-se a insuficiência de verbas para o funcionamento que assegurem o pagamento de salários até Dezembro, uma questão que foi potenciada quando a anterior ministra da Finanças, Manuela Ferreira Leite, pôs travão no adiantamento de duodécimos para os vencimentos.

2)As notícias sobre a penúria do ICN surgem ciclicamente. Há duas semanas soube-se que todos os telefones do instituto, com delegações por todo o país, foram cortados por causa de uma dívida de um milhão de euros à Portugal Telecom. As áreas protegidas debatem-se com falta de dinheiro até para comprar o mais simples material de escritório".

Uma reflexão de fundo:

"Porém, nem todos consideram que os problemas de operacionalidade que são imputados ao instituto se expliquem apenas pelas limitações financeiras, considerando que há também problemas estruturais de funcionamento - daí a necessidade de reestruturar o organismo para o tornar mais eficaz e interventivo."

Um final cheio de certezas:

"Não se trata de extinguir o Instituto da Conservação da Natureza, como alguns receavam, garante o Governo, mas sim de reorganizá-lo de forma a aumentar a sua eficiência. "
Assina a jornalista Ana Fernandes